ERA UMA VEZ O CINEMA


A Aventura 1(1960)

cover A Aventura

link to A Aventura on IMDb

País: Itália, 144 minutos

Título Original: L'Avventura

Diretor(s): Michelangelo Antonioni

Gênero(s): Drama, Mistério

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.9/10 (23613 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio do Júri (Michelangelo Antonioni)

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Trilha Sonora (Giovanni Fusco )

Instituto Britânico do Cinema

Troféu Sutherland (Michelangelo Antonioni)

Prêmios Cálices de Ouro, Itália

Prêmio do Júri Especial por sua excelente atuação (Monica Vitti)

Prêmio Cálice de Ouro de Melhor Atriz (Monica Vitti)

Sinopse: Aproveitando os últimos dias do verão, um grupo de amigos parte em um iate rumo a uma pequena ilha vulcânica situada no mar Tirreno, ao norte da Sicília.  Todos têm posses e, entre eles, encontram-se Sandro, um arquiteto que sacrificou seu talento pelo dinheiro, sua namorada, Anna, e a grande amiga desta, Claudia.

Ao chegarem lá, alguns tomam banho de mar, enquanto outros preferem escalar o paredão rochoso, a fim de explorarem a pequena ilha.  Anna discute com Sandro pela sua indecisão em oficializar o relacionamento deles.

Na hora de voltarem à Sicília, Claudia nota a ausência de Anna.  Preocupados, todos passam a procurá-la, sem sucesso.  Sandro sugere, então, que parte do grupo vá a uma ilha próxima e habitada, a fim de comunicar o desaparecimento de Anna junto às autoridades policiais e à Guarda Costeira.  Eles acreditam que em 1 hora poderão chegar à ilha de Panarea ou, em um pouco mais de tempo, à Lipari.  No local, ficam Claudia, Corrado e Sandro.

Os três continuam a procurá-la.  Quase noite, encontram um pequeno abrigo de pedra, onde mora um pescador, único habitante da ilha.  Este comenta ser comum turistas caírem do alto dos rochedos e morrerem.  Na manhã seguinte, dois barcos da Guarda Costeira e um helicóptero chegam ao local.  Novas buscam têm início, porém todas infrutíferas.  Sandro tenta beijar Claudia, mas esta se esquiva.

De volta à Sicília, quando Claudia toma um trem, Sandro corre e consegue alcançá-lo.  Ao vê-lo, ela fica surpresa e lhe diz que não quer nada com ele, mas Sandro insiste.  Ela comenta que não entende tal comportamento, apenas três dias depois do desaparecimento de Anna, e pede-lhe que desça na próxima Estação.

Em Palermo, Sandro procura Zuria, um jornalista que escreveu um artigo sobre o desaparecimento da jovem.  Este lhe confidencia que recebera alguns telefonemas que falavam da presença de Anna em Roma, ou num porto conversando com marinheiros estrangeiros, ou na pequena cidade de Noto.

Sandro encontra-se com Claudia e os dois vão até Noto.  No caminho, ela é por ele seduzida.  Os dois ficam juntos num hotel, onde a proprietária sugere à Claudia procurar sua amiga no Albergue da Juventude em Pergusa.  Sandro, que não se encontrava presente, na ocasião, ao saber sobre o albergue, não dá a menor atenção à sugestão.

Dizendo-se apaixonado, ele a pede em casamento e, em seguida, viajam para um luxuoso hotel, o San Domenico Palace, onde encontram sua amiga Patrizia, mulher do antigo patrão de Sandro.  Depois de tomar banho no apartamento, alegando estar com sono, Claudia diz ao marido que não vai descer para os salões do hotel.

O tempo passa e ela termina acordando de madrugada com insônia.  Sandro ainda não retornou ao apartamento.  Ela fica com receio que Anna tenha voltado.  Preocupada, desce aos salões do hotel, onde não encontra nenhum movimento.  Bate, então, à porta do apartamento de Patrizia, mas esta não tem notícias de Sandro.

Seus receios aumentam em relação a uma provável volta de Anna.  Decidida a encontrar Sandro, Claudia volta a procurá-lo, passando por cada dependência do hotel, a essa altura iluminadas pela luz do dia que amanhece, e termina encontrando-o nos braços de uma prostituta de luxo.

Desesperada, sai correndo do local sem saber que posição tomar.  Sandro deixa algumas cédulas com a mulher com quem se achava, e sai à procura de Claudia, encontrando-a num pátio deserto.  Arrasado, ele se senta num banco público e começa a chorar.  Ao vê-lo, ela se aproxima por trás e, depois de alguns minutos de hesitação, passa a mão sobre sua cabeça.

Elenco: